Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre TRANSGÊNICOS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Afinal, o que são transgênicos?

Para responder isso, precisamos primeiro entender o que torna um alimento transgênico. Organismos geneticamente modificados (OGMs) são aqueles que foram manipulados em laboratório, cruzados com outras espécies, alterando uma característica natural desse organismo. No caso de alimentos, a alteração visa aumentar a resistência a pragas, uma melhor conservação, e acrescentar/aumentar a quantidade de nutrientes, por exemplo. As modificações são feitas ainda na lavoura, e os alimentos ditos transgênicos são feitos a partir da soja, do milho - grãos dos quais já existem OGMs - entre outros.

A alteração genética levanta questões que vão desde os possíveis danos à saúde, o que ainda não foi definitivamente comprovado nem refutado; fatores éticos, quando se questiona o direito do homem em alterar a natureza; e problemas ambientais (cruzamento entre espécies selvagens e as que foram modificadas). Há também questionamentos socioeconômicos devido ao fato de que as sementes de OGMs são estéreis e, desta forma, precisam ser compradas novamente a cada colheita, além de serem mais caras.


Afinal, qual é a SUA opinião sobre os transgênicos?

8 comentários:

Carolina Castro e Mariana Liberatori disse...

Não existem informações suficientes sobre a segurança dos transgênicos para os seres humanos, além disso, estudos têm demonstrado que o uso de agrotóxicos aumentou com a utilização de plantas transgênicas resistentes aos herbicidas, devido ao surgimento das super-pragas (efeito semelhante ao uso indiscriminado dos antibióticos, favorecendo a seleção de mutantes resistentes). Portanto, quando comemos alimentos transgênicos, estamos ingerindo também essas substâncias tóxicas.
Mariana Liberatori

Márcia Luzia Trindade Marques disse...

Pois é Mariana, li inclusive, não lembro mais onde, que por exemplo, a soja transgênica resistente ao Roundup (um herbicida) estimulou o crescimento do uso deste pesticida. Isso porque antes os agricultores que somente o usava antes do plantio para que a soja não morresse, e para que eles pudessem eliminar as ervas daninhas. Agora, como a soja é resistente a este pesticida, o agricultor pode usá-lo também entre o plantio e a colheita. Logo, a carga de agrotóxico presente no vegetal é muito maior, quando deveria ser o contrário.
Então, o problema, na minha opinião, é bem maior e bem mais a curto prazo do que o surgimento de super pragas.
Márcia Luzia Trindade Marques

leonardo disse...

Assim como eu,tenho certeza que todos da classe nunca passaram fome.Não falo da fome que sentimos que nos faz recorrer à geladeira de nossa casa ou pegar um trocado para comprar algo.Falo da fome que leva as pessoas a comerem comida estragada do lixo,sopa de pedra,carne de calango ou palma(cacto repleto de espinhos).Acho que os trangênicos podem ser uma arma poderosa contra a fome mundial,mas para que isto aconteça deveria ser investido muito em pesquisa para termos a total certeza e segurança deste produto para o ser humano

Anônimo disse...

Ó minhas gandas badalhocas! Vão po caralho!!! Isso que têm aí está muito errado CARALHO! SÓ POR CAUSA DISSO VOU COMER AS VOÇAS MAES AO MESMO TEMPO! LUCAS: A TUA MAE VAI CHUPAR O COLHAO TODO!
LUISA: A TUA MAE VAI FICAR FICAR TODA ASSADO OMG
PS: BEDUM FTW 8===========B~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ TMN ate ja :3

Anônimo disse...

Sou contra. Leiam o blog Sarrabulhada Cult. Há uma boa discussão sobre esse e temas afins.

Alberto Cristóvão disse...

Sou a favor pois elemina a praga dos pesticidas e tambem duplica a alimentação no mundo inteiro.

Unknown disse...

Bom dia Dra Marcia
gostaria de detalhes sobre efeitos d os transgênicos na odontologia
obrigada
Dra Rosana Lopes de Oliveira Leitao

Unknown disse...

Dra Marcia Trindade Bactéria
poderia fazer contato comigo
obrigada
Dra Rosana Lopes Leitao