Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre TRANSGÊNICOS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

domingo, 13 de julho de 2008

Como identificar os alimentos transgênicos? Saiba como os rótulos podem ajudar na identificação!



Diante de todas as discussões a cerca dos transgênicos, como o consumidor identificará nos supermercados o alimento transgênico. O rótulo acima exemplifica itens importantes que podem auxiliar o consumidor nessa identificação. São eles:
  • Presença do símbolo de Transgênicos no painel principal. Representado pelo triângulo eqüilátero amarelo, com a letra T dentro. Caso a embalagem não seja colorida o triângulo pode ser preto impresso sobre fundo branco.
  • Presença da frase “Produto produzido a partir de soja transgênica” ou “Soja transgênica” e “Contém soja transgênica”.
  • Presença do nome da espécie doadora do gene no local reservado para a identificação dos ingredientes.
Esse último item está exemplificado no rótulo abaixo pelo item 3.

7 comentários:

Glauce disse...

É de extrema importância a identificação correta dos alimentos transgênicos a fim de esclarecer o consumidor. E esta identificação deve estar no rótulo de maneira bastante legível de modo a não gerar dúvidas para quem for comprar o produto. Antigamente, alimentos que continham transgênicos eram vendidos normalmente sem serem obrigados a informar no rótulo que continham ingredientes modificados geneticamente em sua composição. Mas com o avanço da divulgação dos riscos destes produtos, a ANVISA instituiu que todos os produtos que contenham transgênicos em sua composição, apresentem as características de rotulagem mostradas neste blog.
Como um exemplo, pode-se falar da nanotecnologia em alimentos. Certamente já existem produtos com nanoparículas nas prateleiras. Porém, eles não são divulgados como nanoalimentos, uma vez que a população ainda não tem informações suficientes sobre os riscos ou benefícios destes produtos, o que poderia levar o consumidor a não querer comprar alimentos com estas características,prejudicando as vendas do fabricante. Vale ressaltar que, em breve, se fará necessária uma divulgação mais extensa da composição dos nanoalimentos e de seus riscos para a saúde, de modo a deixar a critério do consumidor se ele deseja ou não consumir este tipo de produto.

Transgênicos disse...

Sabe-se que a "massa" consumidora muitas vezes nem sabe o que são alimentos transgênicos. A rotulagem é importantíssima para que o consumidor tenha o direito de saber e de escolher, entretanto será de interesse da indústria deixar essa informação clara ao consumidor?!

Anônimo disse...

Ciência à la Carte : Biossegurança & Sustentabilidade

Quais os impactos humanos e ecológicos causados pelos Organismos Geneticamente Modificados ?
O uso indiscriminado de produtos transgênicos é realmente perigoso ?
Esse será o assunto da primeira edição do ciclo de debates Ciência à la Carte
organizado pela Mediateca da Maison de France e o
Serviço de Cooperação Científica do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro

Você está convidado a ver o filme e a debater conosco


Para maiores informações, acesse :
www.maisondefrance.org.br/mediateca

Sara Maduro Rosa disse...

Essas coisas são horríveis, só servem para nos estragar, o ser humano prescisa de novos alimentos porque não sabe usar a terra oferecida pela natureza!!!
Tinhamos é que nos coincientizar, isso não é bom, as coisas não foram feitas assim!!!

Luisa Soares disse...

Como são supervisionados esses selos de identificação de transgênicos? Se é pela própria empresa, não tem grande valor. É importante estabelecer mecanismos de acompanhamento desses códigos que sejam independentes da empresa.

Costanzo disse...

Ouvi falar que no Brasil os produtos transgênicos não precisam ser identificados, mas aqueles que não o são é que devem ser identificados.
Exemplo: PRODUTO NÃO TRANSGÊNICO.
Assim, o natural seria o produto geneticamente modificado.
Isso é Verdade?

Unknown disse...

Seria interessante que esses produtos ficassem em uma sessão específica em cada supermercado. Assim como os orgânicos.