Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre TRANSGÊNICOS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Agricultura aprova semente transgênica com restrição a uso

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (13) substitutivo ao Projeto de Lei 5964/05, da deputada Kátia Abreu (PFL-TO), que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados. O projeto autoriza, em certos casos, a utilização de tecnologia genética de restrição de uso no plantio de transgênicos, que hoje é totalmente proibida.

Esse processo envolve a intervenção humana na geração ou multiplicação de plantas geneticamente modificadas.

Segundo a proposta, essa tecnologia poderá ser utilizada quando não impedir a multiplicação vegetativa de plantas geneticamente modificadas ou quando constituir uma medida de biossegurança.

Plantas biorreatoras
O substitutivo foi apresentado pelo relator, deputado Eduardo Sciarra (PFL-PR). O novo texto permite a comercialização de sementes que contenham tecnologias genéticas de restrição de uso de variedade somente quando se tratar de sementes de plantas biorreatoras (organismos geneticamente modificados para produzir proteínas ou substâncias para uso terapêutico ou industrial).

"Parece-nos inadequado proibir toda e qualquer possibilidade de uso da tecnologia, haja visto que a mesma pode ser utilizada, como exemplo, para prevenir o fluxo gênico indesejado ou mistura de sementes", disse Sciarra. A proposta altera a leis de Biossegurança (11105/05) e 10814/03, que liberou o plantio e a comercialização da safra de soja transgênica.

A proposta foi rejeitada antes pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Sujeito à análise do Plenário, o projeto será examinado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

18 de Dezembro de 2006 - http://www.idec.org.br/noticia.asp?id=7586

(Fonte: Agência Câmara, por Oscar Telles)


3 comentários:

joao batista disse...

joao batista

joao batista disse...

Há muito tempo os USA plantam sementes transgenica, a Argentina tb. só o Brasil que esta ficando para tras.... Só para lembrar como se diz na tv coisas que foram proibidas no paassado hoje se proibisse seria uma piada

Anônimo disse...

Sementes genéticamente modificada e crime contra a saúde publica, e os EUA e AR. Nao podem ser considerados como exemplo pra niguem , ja que omiten as reacoes colaterais que esses alimetos fazem no organimo do consumidor. Na verdade tudo não passa de negocio.
Ari - Brasil