Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre TRANSGÊNICOS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Plantação de transgênicos bate recorde mundial em 2006

Críticos dizem que o aumento do uso de transgênicos não aliviou a fome no mundo

SAN FRANCISCO, EUA - Um grupo de defesa da biotecnologia informa que um número recorde de lavouras geneticamente modificadas foi plantado em todo o planeta no ano passado, ao mesmo tempo em que críticos das produções transgênicas afirmam que os supostos avanços não vão além da criação de variedades resistentes a pragas, não mais nutritivas, e que boa parte da produção foi destina ao consumo animal, o que minaria a alegação de que a biotecnologia ajuda a reduzir a fome no mundo.
A despeito das críticas, o grupo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações Agribiotecnológicas, apoiado pela indústria do setor, apresentou o recorde como evidência de que lavouras criadas para reduzir o uso de pesticidas podem aliviar a pobreza e beneficiar financeiramente os pequenos produtores.
Cerca de 10,3 milhões de fazendeiros, em 22 países, cultivaram produtos geneticamente modificados em 101 milhões de hectares no ano passado, 13% a mais que em 2005, de acordo com o relatório. Cerca de 9,3 milhões desses fazendeiros são considerados agricultores de subsistência.
Estados Unidos, Argentina e Brasil são os três países que mais cultivaram transgênicos no ano passado, na maior parte, soja. A Índia triplicou sua área de algodão transgênico, para 3,8 milhões de hectares.

Fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/jan/18/343.htm - 18/01/2007

Nenhum comentário: