Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre TRANSGÊNICOS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Galinha transgênica escocesa produz drogas anticâncer

Instituto Roslin

Galinha transgênica cujos ovos têm proteína humana



DA REUTERS

Um grupo do mesmo instituto britânico que clonou a ovelha Dolly produziu galinhas transgênicas que produzem drogas contra o câncer em seus ovos.
Segundo o Instituto Roslin, em Edimburgo (Escócia), as drogas produzidas na clara dos ovos incluem um anticorpo monoclonal -proteínas do sistema imunológico sintetizadas em laboratório- e uma proteína imunológica humana usada no tratamento do câncer.
Essas proteínas são difíceis de produzir em laboratório, e o uso de animais transgênicos como "biofábricas" permite sua síntese em larga escala.
Animais como cabras, ovelhas e vacas transgênicas já são usados como biofábricas. Mas as galinhas apresentam uma vantagem nesse processo, devido ao seu ciclo de vida curto e à quantidade de ovos que elas põem.
O grupo de Helene Sang relata hoje na revista "PNAS" o uso de vírus para infectar embriões de galinha com os genes desejados: o miR24, que codifica um anticorpo monoclonal usado no tratamento do melanoma (câncer de pele) e o que codifica a interferona humana b-1a, membro de uma família de proteínas especializadas em atacar tumores e vírus.
Os frangos transgênicos foram cruzados com galinhas normais até produzirem fêmeas capazes de sintetizar as proteínas de interesse em seus ovos. Os genes estão inseridos no gene da ovalbumina, proteína que compõe metade da clara.


Fonte: www.folha.com.br data: 16/01/07

Nenhum comentário: